frase

Assessoria de Comunicação

Planejamento de comunicação – Deve contemplar o plano de assessoria de comunicação.

Assessoria de imprensa – Deve contemplar no mínimo 3 (três) dos itens a seguir: plano de assessoria de imprensa, press-kit, releases, clipagem e relatório.

Audiovisual

Programa jornalístico Produções audiovisuais de gêneros diversos (debate, entrevista, telejornal) de até 40 minutos de duração. 

Reportagem – Narrativas televisivas de um fato ou acontecimento.

Documentário – Produções audiovisuais temáticas de até 30 minutos baseadas em acontecimentos e ambientes ou aspectos da natureza e da vida humana, com objetivos informativos, culturais, científicos e/ou didáticos.  

Ficção – Filmes de ficção com duração máxima de 30 minutos, inéditos ou adaptados.

Audiovisual para internet – Produções audiovisuais em peça avulsa ou seriada (vídeo informativo, websérie ficcional ou de não-ficção, crônica audiovisual) de até 20 minutos publicado.

Roteiro de curta-metragem – Produção de texto em formato de roteiro literário de ficção, documentário ou híbrido, dividido em cenas e que contém as indicações de ações, diálogos ou narração (quando houver) e/ou perguntas de até 10 páginas.

Comunitária

Comunicação comunitária – Consiste em projetos de comunicação desenvolvidos na disciplina de Projeto Experimental em Comunicação Comunitária, compostos por parte escrita e acompanhada de produções em um ou mais tipos de formato de mídia.

Digital

Perfil ou entrevista – Texto em formato pergunta-e-resposta com breve apresentação do(a) entrevistado(a) ou em escrita literária que trate de uma personagem anônima ou conhecida, ou ainda de um tema de jornalismo especializado. 

Reportagem – Produção jornalística que envolve pesquisa, apuração e entrevistas, com exploração do potencial multimídia, interativo e/ou hipertextual das redes digitais.

Mídia Social – Produção que compreenda gestão da presença digital (planejamento, produção de conteúdo e/ou curadoria digital, ações de relacionamento com o internauta e monitoramento). Exemplos: páginas e perfis no Facebook, Twitter e Instagram.

Site ou Blog – Desenvolvimento de site ou blog em linguagem HTML5, CCS3, Java e/ou com Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC). Deve compreender a publicação de conteúdo original ou curadoria de conteúdo devidamente creditado. 

Podcast – Produção unitária ou seriada em mídia sonora que se enquadre como jornalística ou infotenimento. 

Produção crossmídia – Projeto com produção de conteúdo para pelo menos duas mídias diferentes com conteúdos complementares. A proposta pode contemplar mídias online e offline, digitais e analógicias, sociais e colaborativas. Os conteúdos de uma plataforma devem remeter o público para a outra mídia. 

Fotografia

Fotojornalismo – Imagem de fato ou acontecimento em que prevaleça o caráter noticioso e a relação com a atualidade. 

Fotografia Ilustrativa – Imagem fotográfica representativa em que existe a interferência do repórter fotográfico na composição ou na produção. 

Fotografia ensaio- Fotografia ilustrativa ou conjunto de fotografia ilustrativas com proposição temática do autor.

Fotografia em sequência – Conjunto de três a seis fotogramas em sequência que compõem uma narrativa.

Fotodocumentário –  Conjunto de imagens, acompanhadas ou não textos, com o objetivo de promover a denúncia social. 

Fotografia livre – Imagem de temáticas subjetivas e artísticas e apurado valor estético. Também caracterizada pela criatividade, abstração, sensibilidade e domínio da linguagem fotográfica.

Impresso

Reportagem – Produção jornalística que envolve pesquisa, apuração, entrevistas e redação final.

Opinião

Artigo – Texto opinativo, com embasamento argumentativo, em que se destaca o posicionamento crítico do autor ou da autor, com até 4 mil caracteres (com espaços). 

Crônica – Texto breve, relacionado à atualidade, situado na fronteira entre a informação e a narração literária, com até 4 mil caracteres (com espaços).

Ilustração – Desenho de opinião, acompanhado ou não de texto. Deve ser charge, cartum ou caricatura. 

Resenha ou comentário – Texto breve, relacionado à atualidade, a um produto cultural (filme, série, livro, game, álbum) ou a uma situação agendada (campeonato esportivo, eleição), com até 4 mil caracteres (com espaços).

Rádio

Reportagem – Narrativas radiofônicas de um fato ou acontecimento, que tenham a duração máxima de três minutos.

Programa Jornalístico – Produções radiofônicas de gêneros diversos (informativo, debate, educativo, entrevista, esportes) de até 1 hora de duração. 

Programa Radiofônico – Produções radiofônicas que combina jornalismo e entretenimento, como, por exemplo, a radiorrevista, com até 1 hora de duração. 

Radiodocumentário – Produções radiofônica temáticas de até 1 hora baseadas em fatos e acontecimentos com objetivos informativos, culturais, científicos e/ou didáticos.  

Crônica Radiofônica Texto breve, relacionado à atualidade, situado na fronteira entre a informação e a narração literária, com até 5 minutos. 

Playlist do Prêmio no Spotify